sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Para o Pedrinho....

No fim de semana da passagem de ano soube que a minha prima Teresa vai dar-nos mais um priminho! :)
Comecei logo a magicar no que poderia fazer para lhe oferecer. Lembrei-me de uma revista que tinha comprado para ver um vestidinho para a minha filha onde tinha visto uma camisolinha engraçada.
O Pedro vem juntar-se aos 3 ultimos priminhos a nascer em Abril (Ana Helena-minha filha), Maio (Leonor) e Junho (Tomás) de 2007. Á muito que não tinhamos bebés na familia e de repente foram logo 3! Foi uma festa.
Agora é a vez do Pedrinho se juntar à nossa familia, especialmente à sua mamã, ao papá e à mana Maria Francisca. Bem vindo priminho!

Esta camisolinha está diferente do esquema porque não lhe fiz as mangas e usei só uma cor (era a unica que tinha cá em casa no fim-de-semana).

ESQUEMA

Tamanho: 3 meses
Material utilizado: agulhas circulares nº5, uma agulha de lã sem ponta, um botão e elástico preto fino para costurar.
No esquema é utilizado 50 gr de lã verde, 50 gr de lá amarela e 100 gr de lã azul. Eu usei fio duplo de uma lã verde que tinha cá de em casa.
Pontos utilizados:ponto de musgo, ponto de arroz duplo e ponto de fantasia.

Ponto de Musgo - tambem chamado de "ponto tonto". Tecer todas as malhas sempre do direito ou sempre do avesso em todas as carreiras. Pessoalmente prefiro tecer todas as malhas do avesso.

Ponto de arroz duplo - tecer na 1ª e 2ª carreira duas malhas do avesso, duas do direito, duas do avesso, duas do direito e assim sucessivamente. Nas 3ª e 4ª carreira tecer duas malhas de cada, contrárias à da 2ª carreira. Repetir o esquema das 4 primeiras carreiras durante todo o trabalho.

Ponto de fantasia - 1ª e 3ª carreiras: 1 malha passada sem tecer e uma laçada, 5 malhas do avesso, 1 malha passada sem tecer e uma laçada, 5 malhas do avesso, 1 malha passada sem tecer e uma laçada, 5 malhas do avesso, 1 malha passada sem tecer e uma laçada, 5 malhas do avesso, 1 malha passada sem tecer e uma laçada, 5 malhas do avesso. Total: 30 malhas.
2ª e 4ª carreiras: 1 malha do avesso e 5 malhas do direito, repetir mais 4 vezes.
5ª e 7ª carreiras: 3 malhas do avesso, 1 malha passada sem tecer e uma laçada, 5 malhas do avesso, 1 malha passada sem tecer e uma laçada, 5 malhas do avesso, 1 malha passada sem tecer e uma laçada, 5 malhas do avesso, 1 malha passada sem tecer e uma laçada, 5 malhas do avesso, 1 malha passada sem tecer e uma laçada, 2 malhas do avesso.
6ª e 8ª carreiras: 3 malhas do direito, 1 malha do avesso, 5 malhas do direito, 1 malha do avesso, 5 malhas do direito, 1 malha do avesso, 5 malhas do direito, 1 malha do avesso, 5 malhas do direito, 1 malha do avesso, 2 malhas do direito.
Repetir este esquema até obter o comprimento total desejado.

Cós Elástico: Montar 26 malhas nas agulhas nº 5 com uma cor preferencialmente bem diferente da lã com que executamos o trabalho. Tecer a 1º carreira do direito já com a lã definitiva, 2ª carreira do avesso, 3ª, 5ª e 7ª carreira do direito, 4º e 6ª carreira do avesso.
Na 8ª carreira tecer a 1ª malha do avesso. Com a agulha da direita vem-se buscar a lã da cor definitiva ao fundo do trabalho - na 1ª carreira - e coloca-se na agulha da esquerda, tece-se este ponto do direito. Tecer a 2ª malha pelo avesso, vem-se buscar a malha da lã definitiva seguinte da 1ª carreira. E assim sucessivamente até terminar a carreira, obtendo-se o dobro das malhas iniciais mais uma.
Itálico
Costas: Tecer 8 carreiras de cós elástico com 26 malhas iniciais. Continuar a tecer em ponto de musgo até o trabalho ter 22.5 cm. Fechar as 11 malhas centrais para o decote e terminar os lados separadamente, fechando pelo interior do decote, após a 2ª carreira: 2 vezes 3 malhas. A 24 cm do comprimento total fechar todas as malhas.

Frente: Tecer 8 carreiras de cós elástico com 26 malhas iniciais. Continuar a tecer em ponto de musgo até obter 28 carreiras no total do trabalho. Em seguida tecer 31 malhas em ponto de fantasia e as restantes 22 malhas em ponto de arroz duplo até ter 56 carreiras.A partir daqui e até o trabalho ter 20.5 cm de comprimento tecer tudo em ponto de arroz duplo. Fechar as 11 malhas centrais para o decote e trabalhar os lados separadamente fechando pelo interior do decoteapós a 2º carreira: 1 vez 3 malhas, 1 vez 2 malhas e 1 vez 1 malha. A 24 cm de comprimento total fechar todas as malhas.

Decote: Montar 40 malhas. Tecer 8 carreiras de cós elastico, continuar a tecer
em canelado 1/1 até obter 2 cm de comprimento total.

Montagem: Unir os lados até 13.5 cm de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário