terça-feira, 1 de maio de 2012

Este ano fiz o nosso bolo de aniversário...



Após alguma pesquisa na net e com algumas dicas de uma amiga decidi pôr a mão na massa. 
Fiz duas receitas do mesmo bolo mas numa coloquei corante vermelho e cortei cada bolo em dois. Usei ananás triturado para o recheio e a calda para molhar o bolo. Apliquei uma camada de creme de manteiga em todo o bolo para a pasta americana aderir. 
E, por fim foi o mais divertido... com a ajuda da minha filha fiz 10 estrelas de cada cor, num total de 100 (mas não as usei todas)! Como o bolo era cá para casa colei as estrelas com uma calda de água com açúcar. 
Usei arames de florista (enrolei num lápis para fazer espiral) para dar o toque final com uma estrela de cada cor.
Adorei a experiência, foi óptimo poder planear tudo, pesquisar e poder dar asas à imaginação!
Embora tenha muito a melhorar, uma coisa eu sei: duvido que alguma vez mais volte a comprar bolos de aniversário!

Ingredientes do bolo: 
6 ovos, 2 taças de açúcar, 2 1/2 taças de farinha Branca de Neve, 1/2 taça de óleo, 1 taça de água ou de sumo de laranja. 
Separo as gemas das claras. Junto os restantes ingredientes ás gemas. Bato as claras em castelo e com a mesma máquina bato os outros outros ingredientes (sou preguiçosa de mais para bater as gemas com o açúcar, depois a farinha e assim sucessivamente... :)). Por fim junto as claras à massa e envolvo com uma colher de pau. Vai ao forno pré-aquecido a 180, numa forma de fundo amovível, durante cerca de uma hora.

Os meus bolos são todos feitos com esta receita base. Por vezes junto 5 colheres de chocolate em pó e uso sumo de laranja em vez de água. Fica delicioso!

Cobertura de manteiga:
250 gr de açúcar em pó (usei açúcar normal que fiz em pó na 1,2,3), 80 gr de manteiga, 25 ml de leite, essência de baunilha. 
Bati tudo com a varinha mágica e juntei umas gotinhas de corante.

Comprei 250 gr de passa americana na cor verde escura, azul, amarelo, laranja e rosa choque. 1 kg de branco. Sobrou pasta suficiente para fazer outros bolos.

Trabalhei a pasta americana na bancada da cozinha polvilhada com farinha maizena e o rolo da massa. Fizemos as estrelinhas com uma forma de metal. Optei por cores fortes porque o bolo era não só para as crianças mas para mim  também.

Compro a pasta e as formas numa loja em Santarém. Ver parabolos.blogspot.pt


Parabéns ao Rui Miguel (1 ano), à Ana Helena (5 anos) e a mim....!

Nenhum comentário:

Postar um comentário